Caros amigos
Assisti uma palestra e acho interessante repassar algumas informações sobre essa palestra. O palestrante em questão é o professor Cosme, de Curitiba, do grupo Positivo.
Durante a palestra ele deu algumas dicas importantes sobre como estudar e se preparar para provas e como realizar essas provas.
Vou tentar sintetizar alguns conceitos que acho que são de grande valia para todos nós.
Estudando
Vocês sabiam que durante uma aula, onde o professor explica determinada matéria, você presta atenção na aula, e sai "achando" que entendeu tudo, você apenas reteve 20% do conhecimento sobre o assunto em questão. Isso mesmo! Só 20%. É por esse motivo que muitas vezes alunos que não faltam a nenhuma aula, fazem o que o professor pede em sala, prestam realmente atenção não vão muito bem nas avaliações. Está faltando algo aqui. O que falta é o estudo em casa. É muito comum o aluno deixar a matéria acumular e estudar somente na semana da prova (isso quando não apenas no dia da prova). Porém, quando for estudar para a prova nesse esquema acima, perceberá que os 20% já não são mais 20%, e sim menos, pois já se esqueceram. Não tiveram tempo para gravar a informação, assimilar o conhecimento.
Para que esse percentual aumente é necessário estudar por si só. Quando o aluno estuda sozinho, tenta refazer os exercícios e exemplos passados pelo professor sozinho, esse percentual aumenta significantemente. Uma boa dica é pegar o que o professor passou na ultima aula e estudar logo em seguida, reforçando o aprendizado. Não deixe acumular. Não deixe o tempo passar. Tenha um método de estudos. Pense que o que você aprende hoje pode ser o seu bom emprego de amanhã, sua promoção ou seu ingresso em uma organização através de um concurso. Só você pode fazer a diferença!
Fazendo uma prova
Independente do tipo de prova, seja ela uma avaliação na universidade, concurso público ou uma prova que faz parte de um processo seletivo para uma grande empresa, pense nela sendo uma oportunidade de melhorar de vida. Pensando dessa forma, faremos a prova com um nível de concentração melhor.
Ao receber a prova, leia a mesma, inteirinha, antes de começar a responder, e ainda, classifique (colocando uma letrinha ao lado de cada questão) todas as questões com F para fácil, M para média e D para difícil.
Comece pelas fáceis. Por serem fáceis, você necessitará de menos tempo para resolver essas questões do que para as demais, assim sobrando mais tempo para as mais difíceis. Depois de todas fáceis respondidas passe para as médias, e só depois passe para as difíceis.
Quando acabar tudo, e houver tempo ainda, não entregue a prova. Confira as questões. Assim evitará as famosas "bobeadas".
Outra dica importante é sobre o dia anterior
Alimente-se com o trivial. Entenda por trivial aquilo que você sabe que lhe faz bem. Não tente experimentar aquela buxada de bode ou aquela caldeirada que nunca comeu no dia anterior ao da prova. Pode ser que você até mesmo perca a prova por estar com um piriri horrível.
Balada, bebidas alcoolicas e noite mal dormida causam uma dificuldade de concentração no dia seguinte. Lembre-se: Baladas e afins temos sempre, porém algumas oportunidades não. Esteja preparado!
Um grande abraço a todos.
Erbetta