sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A importância do conhecimento

Olá.

Como primeiro post, gostaria de falar um pouco sobre a importância do conhecimento em nossas vidas, seja no aspecto pessoal ou profissional.
Vivemos em uma época esquisita, onde a escala de valores das pessoas anda meio desbalanceada. Aparência, status, posição social e poder estão no topo. Amizade (verdadeira), preocupação ao próximo, realização pessoal e busca pelo conhecimento se encontram cada vez mais esquecidos. Somos culpados por isso ou é a sociedade que nos impõe essa escala de valores?
Acredito que as duas respostas sejam verdadeiras.
A sociedade impõe sim essa escala de valores, mas também somos culpados por aceitar simplesmente, sem nenhum questionamento, goela abaixo, tudo isso.
O busca pelo conhecimento é um ótimo início para a mudança, pois permite que tenhamos um senso crítico mais apurado e também proporciona ferramentas para uma atitude transformadora.
Complicado? Bem, vamos tentar através de um exemplo:
Quantas pessoas reclamam da política nacional? Acho que a avassaladora maioria, não é mesmo?
Dessas pessoas que vivem reclamando da política nacional, quantas delas realmente se interessam por política? Caiu bem o número, não é mesmo? Vamos um pouco mais além. Dessas que se interessam por política, quantas vão a fundo, pesquisam, estudam e sabem o que "realmente" se passa? Diminuiu mais ainda.
O que quero dizer com isso é que, no caso do exemplo acima, é que de nada adianta ficar apenas reclamando. Se quiser que o cenário mude, temos que fazer parte desse cenário, temos que entender do assunto em questão, saber onde estamos inseridos nesse cenário, até onde podemos exercer um papel transformador para melhorar o que não está bom o suficiente. Tudo isso pode se tornar possível através da busca de informações, de CONHECIMENTO.
As grandes personalidades da humanidade, as pessoas que marcaram época, que mudaram o rumo da história, que fizeram com que chegássemos até onde estamos, nunca se davam por satisfeitos pelo que era apresentado a eles. Sempre procuravam entender as coisas e encontrar novos conhecimentos para melhorar nossa vida. Se não procurassem esse conhecimento, estariam como a maioria, simplesmente aceitando o que lhe davam por certo.

Podemos e devemos ser mais atuantes, em nossas vidas, em nosso trabalho, sempre buscando o crescimento. Para crescermos, precisamos de conhecimento.

O conhecimento é o bem mais precioso do ser humano.

Um abraço


4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog caro professor,gostei do assunto, fiz parte da politica durante 6 anos e nessa caminhada o que mais encontrei foram pessoas sem conhecimento e sem atitude...mas ainda se usa " politica não se discute" kkkkkkk

    "Quanto mais eu vivo, mais eu reconheço o impacto da atitude em nossas vidas. Para mim, atitude é mais importante que os fatos. É mais importante que o passado, que a educação, que o dinheiro, que as circunstâncias, que os fracassos, que o sucesso e o que as pessoas pensam ou dizem. É mais importante que aparência, talento e habilidade.

    Pode construir ou destruir uma empresa... uma igreja... um lar.

    O incrível é que podemos escolher o destino do nosso dia de acordo com a atitude que adotamos. Não podemos mudar o passado... não podemos mudar os fatos que fazem as pessoas agirem. Não podemos mudar o inevitável. Só podemos realizar algo com o que temos nas mãos, e esta é a nossa atitude. Estou convencida de que 10% da nossa vida é o que acontece a nós e 90% é como reagimos a estes acontecimentos. Então depende de nós...

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone.

    Obrigado pelo carinho e por acompanhar o blog.

    Realmente, nossa vida é resultado de nossas escolhas. Temos que ter capacidade de decidir quais caminhos queremos trilhar para alcançar nossos objetivos. Alguns são mais fáceis, outros mais difíceis, e nem sempre os mais fáceis são os melhores.

    Um abraço

    Erbetta

    ResponderExcluir
  3. Aff , eu gostaria de um texto mais claro !
    Mas do msm jeito Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. profesor eu peso a sua ajuda presiso para una prova soubre cohecimento obrgado

    ResponderExcluir